quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Conhecendo o conhecimento

Nesta etapa inicial tivemos acesso a um ambiente tipicamente social: um blog.
Na sua proposta esse deveria ser um meio para postagens menores e pessoais. Porém, é necessário pouco contato para perceber que esta é uma ferramenta poderosa. Não é atoa que hoje em dia é usada em grandes portais e em sites corporativos como forma de diminuir a distância entre organizações e pessoas.
Inicialmente foi feito o contato com uma série de artigos, textos e posts sobre o conhecimento, a informação e como isso tudo é tratado no ambiente da internet. Abaixo um resumo destes posts, que podem ser lidos na integra navegando pelo nosso blog. Fique a vontade e aproveite, caro visitante!


O tópico “Representação com MultiMÍDIAS” mostra que o homem tem criado diversas formas de comunicação, de transmitir mensagens e difundir informação. A mídia audiovisual trouxe o benefício do acesso rápido e fácil à informação. A mídia digital trouxe a interatividade, possibilidade de cooperação, possibilidade de ser não só leitor, mas também autor. Tem a característica multimídia, podendo integrar outras mídias, como escrita e audiovisual. O desenvolvimento de todas essas formas de comunicação traz muitos benefícios para a difusão de informação e formação do conhecimento, mas também exige visão crítica sobre o conteúdo transmitido. As novas gerações estão cada vez mais integradas com as novas mídias e precisam aprender a ter esse olhar crítico.



Por isso colocamos o questionamento em nosso blog: como os educadores podem lidar com essas mídias digitais?


Diego reflete em seu post uma preocupação comum no ciberespaço. A todo instante somos bombardeados de informações, e muitas vezes não temos medidas suficientes para determinar se uma fonte é confiável ou não.
Esse problema é ainda maior quando pensamos no contexto da inclusão digital e universalidade da web. Pessoas de um menor grau de estudo, ou que não estejam cientes do contexto podem ser levadas a crer nesse tipo de informação equivocada, o que pode não resultar em nada mais sério, como repassar uma história a um amigo, como também pode resultar em graves incidentes, como deixar de consultar um médico e se valer de informações da web.
É importante que seja trabalhado em todos os niveis uma educação para web, de forma que as pessoas criem filtros e possam avaliar de forma sensata aquilo que lhes é apresentado.

Ao nós deparar com o texto A abundância de informações na web refletimos sobre como essa chuva de informações pode ser de certa forma maléfica. Como apontado, nós acabamos criando uma relação de dependência tão forte que chega a caracterizar um vicio! Sim, somo viciados em informação. E arriscamos dizer que não só em acessar informação, mas em gerar, em categorizar, em disseminar! Essa é uma tendência do mundo moderno, mas são necessários mais estudos de como utilizar de forma racional todo esse aparato. Enquanto não temos esses resultados cientifícos para paltar nosso modo de agir, cada um lida com seu próprio senso de utilizade e dependência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário