terça-feira, 31 de agosto de 2010

WEB 2.0 - Valorização da Cauda Longa

A melhor maneira de entender a cauda longa é observando um exemplo. Considere que façamos um gráfico sobre venda de livros na forma Número de exemplares vendidos X Título do livro ordenado pelos mais vendidos. O gráfico teria o seguinte formato:



À esquerda, na parte vermelha do gráfico, temos os livros mais vendidos (sucessos e lançamentos) e, à direita, parte azul, temos os menos vendidos (livros antigos e/ou para um público-alvo menor). Essa última é a chamada cauda longa e ela representa em torno de 20% da área total do gráfico.

Essa Cauda Longa não é valorizada pelos lojistas, pois, é necessário armazenar em estoque uma grande quantidade de produtos pouco vendidos. Mas a sua valorização é possível por meio de lojas virtuais, nas quais não é necessário manter esses produtos sempre em estoque.

Essa valorização, um dos princípios da WEB 2.0, possui 3 forças principais. A primeira é o maior acesso a ferramentas de produção, que gera um aumento na variedade da oferta. Outra força é a facilidade na disponibilização dos produtos, que reduz os custos de distribuição. A última e não menos importante é que essa valorização facilita o encontro entre a demanda e a oferta, já que oferece em torno de 25% a mais de produtos.

Um ótimo exemplo da Valorização da Cauda Longa é a Amazon, loja de comércio virtual. Nela é possível encontrar uma infinidade de livros que não são encontrados em livrarias comuns. Esses livros representam 25% do total das vendas da Amazon.

Um exemplo claro de encontro entre a oferta e a demanda é o Google Adsense, sistema de anúncios em vídeos do Youtube. Ele realiza o encontro de anunciantes, pequenos ou grandes, com páginas de vídeos com potencial para divulgar anúncios, sendo este apenas moderado ou imenso. Mais um exemplo é a Wikipedia, enciclopédia eletrônica com um conteúdo bem maior do que o das enciclopédias tradicionais.

6 comentários:

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  2. Interessante o assunto e a meneira com que ele é exposto no texto. Percebe-se, com esse, que a web 2.0 vem "tirando suco até do bagaço", como é o caso da valorização da cauda longa. De onde antes não se viam boas oportundiades de negócios, surgem oportunidades de prover o lucro das empresas que utilizam a web. E é interessante também ver que os exemplos de empresas que utilizam da valorização da cauda longa não se resumem apenas em grandes sites internacionais. No Brasil mesmo, temos as americanas.com, submarino, etc, que comercializam produtos de não muita movimentação. O resultado é o agregamento de mais valor à seus lucros.

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  3. Esse conceito de calda longa realmente pode ser bem explorado na internet. Outra ocorrência interessante é que permite a criação de lojas online apenas de produtos de nicho, totalmente direcionadas para a calda longa.

    A idéia é ter produtos que interessa a pequenos grupos isolados, mas com distribuição mundial. A soma dos pequenos grupos de interesses específicos acaba criando uma clientela grande mundo afora.

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  4. A verdade é que a cada dia vemos este conceito ser mais usado. E na minha opinião, o mais interessante disso é o fato de que sem a grande rede a utilização da calda longa não seria viável.

    Vale dizer também que a utilização da dela ajuda, e muito, no maior uso da rede juntamente a seus buscadores de conteúdos, portais, sites e etc. Um fato que deixa isso claro é a famosa frase: "Se não está no Google não existe". Ou seja, em muitas vezes recorremos as buscas na internet atrás de coisas pertencentes a calda longa.

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  5. A valorização da cauda longa é sem dúvida uma vantagem gerada pela web 2.0 que aumentou considerável o número de usuários e conseqüentemente o interesse das empresas/anunciantes fornecerem esses produtos que nem sempre seriam vendidos em lojas físicas. É possível confirmar isso por exemplo na compra de um eletrodoméstico. Nem sempre que você vai à loja encontra uma mercadoria anunciada na loja virtual do fornecedor. Isso gerou uma confiança nos usuários/clientes que esperam sempre encontrar o produto desejado nas lojas virtuais.
    O Google Adsense, citado como encontro da oferta e demanda é realmente uma ferramenta oportuna desenvolvida pelo Google considerando o número de fornecedores na internet e seus produtos diversificados com a quantidade de usuários/clientes de todos os gêneros com todos os tipos de interesse. Dessa forma, os anúncios publicados pelo Adsense sempre chegam a um usuário interessado que ao clicar naquele assunto gera receita tanto para quem tem o Google Adsense instalado em sua aplicação web, quanto para o Google, por fornecer a ferramenta de anúncio e quem sabe para o fornecedor. Dessa forma, na maioria das vezes, todos saem ganhando!

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  6. A Web 2.0 é um ambiente muito propício para quem deseja explorar este setor tão específico representado pela "cauda longa". Com os serviços e garantias oferecidas pela Web 2.0, os limites físicos são ultrapassados e agora, de um pequeno escritório em algum lugar do mundo pode ser gerenciado um estoque gigantesco que não é mais restrito aos produtos que são mais vendidos mas sim a todos de interesse.

    Além dos impactos que isso traz na cultura da população facilitando o contato com diferentes produtos e fazendo com que "raridades" tornem-se comuns temos os impactos econômicos. Apesar de muitas vezes, a cauda longa no comércio representar um nicho muito pequeno, esta parcela realmente contribui no giro da economia.

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