quinta-feira, 23 de setembro de 2010

terça-feira, 31 de agosto de 2010

WEB 2.0 - Valorização da Cauda Longa

A melhor maneira de entender a cauda longa é observando um exemplo. Considere que façamos um gráfico sobre venda de livros na forma Número de exemplares vendidos X Título do livro ordenado pelos mais vendidos. O gráfico teria o seguinte formato:



À esquerda, na parte vermelha do gráfico, temos os livros mais vendidos (sucessos e lançamentos) e, à direita, parte azul, temos os menos vendidos (livros antigos e/ou para um público-alvo menor). Essa última é a chamada cauda longa e ela representa em torno de 20% da área total do gráfico.

Essa Cauda Longa não é valorizada pelos lojistas, pois, é necessário armazenar em estoque uma grande quantidade de produtos pouco vendidos. Mas a sua valorização é possível por meio de lojas virtuais, nas quais não é necessário manter esses produtos sempre em estoque.

Essa valorização, um dos princípios da WEB 2.0, possui 3 forças principais. A primeira é o maior acesso a ferramentas de produção, que gera um aumento na variedade da oferta. Outra força é a facilidade na disponibilização dos produtos, que reduz os custos de distribuição. A última e não menos importante é que essa valorização facilita o encontro entre a demanda e a oferta, já que oferece em torno de 25% a mais de produtos.

Um ótimo exemplo da Valorização da Cauda Longa é a Amazon, loja de comércio virtual. Nela é possível encontrar uma infinidade de livros que não são encontrados em livrarias comuns. Esses livros representam 25% do total das vendas da Amazon.

Um exemplo claro de encontro entre a oferta e a demanda é o Google Adsense, sistema de anúncios em vídeos do Youtube. Ele realiza o encontro de anunciantes, pequenos ou grandes, com páginas de vídeos com potencial para divulgar anúncios, sendo este apenas moderado ou imenso. Mais um exemplo é a Wikipedia, enciclopédia eletrônica com um conteúdo bem maior do que o das enciclopédias tradicionais.