quinta-feira, 16 de setembro de 2010

API's Abertas - WEB 2.0

11 comentários:

  1. É interessante como a criação das API's ampliaram os objetivos da Web 2.0. E, com isso, algumas API's tornaram-se tão famosas a ponto de uma empresa de software propor soluções para seus clientes utilizando API's do Google Maps, do Facebook e do YouTube.
    E não somente as empresas provêem o uso de API's, como os próprios usuários e clientes das aplicações já exigem o uso das mesmas.
    Isso amplia e muito o conceito de colaboração da Web 2.0, permitindo utilizar serviços já existentes na Web sem cobrar nada por isso.

    Além disso, tem também os mashups. Qual seria um exemplo de mashup que utiliza uma dessas API's mais conhecidas? Vocês saberiam me dizer?

    ResponderExcluir
  2. Vocês acreditam que essas APIs possam possibilitar uma convergência de funcionalidades, em um tipo de API única, como se fosse uma "API-mushup", agregando as diversas funcionalidades desses mais variados serviços?

    ResponderExcluir
  3. Paulo, acredito que é perfeitamente possível. Do jeito que estamos caminhando com a WEB 2.0, acho que haverá uma padronização de desenvolvimento web vindo por aí.

    Apesar de haverem vários serviços disponíveis, a atual tendência é uma mistura entre esses.

    O que deve convergir para uma "API geral" num futuro bem próximo.

    ResponderExcluir
  4. Vocês acreditam que o uso de APIs favorece a "mesmice" dos aplicativos desenvolvidos, principalmente num momento que as ideias realmente inovadoras são raras?

    ResponderExcluir
  5. Sobre esse tipo de API aberta, existe algum tipo de licensa que regulamenta seu uso? Digo isso pois surgiu uma dúvida sobre a questão do plagiarismo: não seria possível copiar uma API inteira e desta forma criar um serviço concorrente? Existe esse tipo de risco?

    ResponderExcluir
  6. Qual a vantagem da utilização de uma API para processamento distribuído ? Posso utilizar gratuitamente o poder computacional de uma núvem para executar meu algoritmo, qualquer que este seja ?

    ResponderExcluir
  7. Uma ferramenta muito interessante para fazer o mash-up de diferentes RSSs e outras informações da web como trechos html e dados em um bando é o Yahoo! Pipes. Vocês chhegaram a experimentar esta ferramenta? Ela pode ser considerada uma ferramenta de API aberto?

    ResponderExcluir
  8. O uso das APIs está se tornando parte quase essencial e obrigatória nas páginas web. Voc~es diriam que um dia as páginas serão formadas majoritariamente por APIs?

    ResponderExcluir
  9. Sabe-se que API´s são aplicadas também em sistemas oepracionais, mas, como exatamente se caracterizaria essa aplicação? Em quais tarefas por exemplo ela poderia ser aplicada em um SO?

    ResponderExcluir
  10. @Pedro Mendes

    Pedro, acredito que seja justamente o contrário. As API's aparecem como uma forma dos usuários redescobrirem suas ferramentas favoritas. Um exemplo interessante é a utilização do Twitter em aplicativos móveis.
    Como as API's são abertas e de livre acesso elas democratizam a construção de software para essas ferramentas, dando liberdade a criatividade dos desenvolvedores e usuários.

    ResponderExcluir
  11. @PedroHenrique

    Pedro, a maioria das API's estão sob uma dessas 3 licensas:
    - Licença Apache 2.0
    - Creative Commons
    - GPL (GNU General Public License)

    Essas licensas, sem perda de generalidade, permitem que os programas sejam distribuídos e reaproveitados, mantendo, porém, os direitos do autor por forma a não permitir que essa informação seja usada de uma maneira que limite as liberdades originais. A licença não permite, por exemplo, que o código seja apoderado por outra pessoa, ou que sejam impostos sobre ele restrições que impeçam que seja distribuído da mesma maneira que foi adquirido.

    ResponderExcluir